terça-feira, 27 de outubro de 2009

Significado Original

Histérica: Para os gregos, as mulheres eram emocionalmente mais instáveis que os homens e na falta de uma explicação mais científica, as mulheres atribuíam essa instabilidade ao fato de elas possuírem útero ou HYSTERA.
Idéia: Se hoje ter uma idéia quer dizer pensar, no tempo dos antigos gregos queria dizer um pouco diferente. "ID" em grego era ver, e idéia era alguma coisa enxergada com os próprios olhos. Alguém que não conseguisse ter idéias era portanto, cego. Nós devemos aos filósofos essa idéia de que IDÉIA é uma abstração. Santa filosofia!
Insulto: Um ataque físico é uma agressão, enquanto um ataque moral é um insulto. Mas houve um tempo em que o insulto era exatamente o mais físico dos ataques. A palavra latim "IN" queria dizer em cima e "SALIO" literalmente voar no pescoço do oponente. Quem disse que não estamos ficando civilizados?
Medíocre: Esse termo difamatório e seu irmão, "ORDINÁRIO" eram, até pouco tempo usados com o sentido normal. Orinário é algo que está em ordem e medíocre é qualquer coisa que se situe na média. A mudança é no reflexo da competição acirrada dos tempos modernos. Hoje em dia ser igual aos outros ou atuar na média é uma tremenda desvantagem.
Nepotismo: A prática de arrumar uma boquinha para os parentes ganharem um troco sem precisar fazer muita coisa é um hábito antigo. O que mudou foi o grau de parentesco. "NEOTIS" era sobrinho em latim. Hoje vale qualquer parente, até primo de quinto grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário