terça-feira, 27 de outubro de 2009

Origem das palavras

Outro dia conversando com um amigo ele me mostrou algumas coisas interessantes com respeito á formação das palavras e nas próximas postagens vou estar colocando elas na rede.
Origem das palavras: Química tem a ver com alquimia? O que cosméticos tem a ver com caos? Precário vem de prece? Ametista cura ressaca?
Há milhares de palavras que nem de longe lembram o sentido original.
Ametista- Os gregos há 3000 anos atrás se surpreenderiam ao saber que usamos essa pedra azul violeta como adorno e guardamos numa caixa de jóias. Para eles  a ametista era usada para prevenir a ressaca. Daí o nome (A) "sem", Methystos (embriaguez).
Assassino- O mais antigo alucinógeno que se conhece, o haxixe, extraído da folha de Cânhamo. Há 18 séculos atrás os árabes ficavam "doidões" mascando suas folhas. Acontece que algumas tribos árabes tinham o hábito de torturar inimigos capturados e faziam isso em clima de festa, mascando haxixe. Essas tribos ficaram conhecidas como comedoras de haxixe que em árabe se escreve "Hash-hash-hin, origem da palavra assassino.
Canário- O simpático passarinho amarelo tem nome de cachorro. Quando ao chegarem ao que hoje são as ilhas Canárias, os romanos ficaram surpresos com a quantidade de cães selvagens que encontraram. Por isso chamaram o arquipélago de insula Canária (ilha dos cães).

Nenhum comentário:

Postar um comentário