Dando continuidade ás curiosidades da língua portuguesa, agora vou falar um pouco sobre companhia. As empresas estão ficando cada vez mais impessoais e, além disso, a própria expressão companhia limitada não deixa de ser uma afronta ao sentido original da palavra. Em latim CUM (junto) e PANIS (pão), significam na verdade repartir o pão.
COSMÉTICOS: A palavra grega para ordem era KOSMOS. Seu oposto era KAOS, que significava bagunça. Ao pé da letra grega, toda parafernália hoje disponível de maquiagem e de produtos cosméticos serviria para consertar uma situação caótica. É claro que discordamos veementemente do sentido grego e ficamos com a definição atual de realçar ainda mais o que já é belo. Apesar de saber que para muitas MULHERES, principalmente, a maquiagem pode servir sim para consertar uma situação caótica em um momento de crise.
DIZIMAR: Um caso de típoco exagero numérico. Se a gente lê que uma população foi dizimada, o que se sente é que não sobrou quase ninguém, quando na verdade, deveriam ter sobrado 90% da população. Dizimar vem do latim DÉCIMO (dez). Quando havia alguma rebelião em suas legiões, os romanos executavam um em dez soldados.
FORMIDÁVEL: Quando alguém nos diz que um trabalho que apresentamos é formidável, nós agradecemos o elogio. Há 1000 anos atrás teríamos ficado oprimidos. Porque então FORMIDARE queria dizer assustar em latim.
GINÁSTICA: Quem decide malhar em uma academia de ginástica acha que vai, além de buscar o melhor de sua forma física, gastar uma boa grana com equipamentos e roupas especiais. Os gregos achariam isso um desperdício total de dinheiro, porque a palavra GYMNOS queria dizer, pura e simplismente nu. E GYMNAZO, de onde derivou ginástica, era treinar pelado. Fico imaginando esse treinamento nos dias de hoje. Pena que não levamos ao pé da letra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário